Enciclopédia Conhecer

Antes de existir a Wikipedia, existia a Conhecer. Eu passava tardes fuçando os artigos em busca dos mais legais. Em geral os de história e geografia. E acho que as ilustrações ajudavam muito nisso. Cada matéria é cheia de desenhos bem feitos. Lembra os bons tempos da Superinteressante, da fase pré-ilustrações digitais. E o bacana é que isso valia mesmo para coisas do século XX. Por exemplo, ao ilustrar o micro-estado de San Marino, ao invés de fotos era usada uma ilustração mostrando todo o território. Algo que uma foto não conseguiria transmitir, por usar detalhes em tamanhos reais, além de não ter a mesma personalidade.

Pelos créditos a edição original é italiana, mas a Abril quando publicou aqui adicionou vários artigos sobre o Brasil, como Monteiro Lobato e a história da bandeira nacional.
conhecer_00 conhecer_01 conhecer_03 conhecer_04 conhecer_05 conhecer_bandeira1 conhecer_bandeira2 conhecer_monteiro conhecer_creditos conhecer_pele conhecer_saci

Um comentário em “Enciclopédia Conhecer”

  1. Muito legal o artigo. Adorei rever aqui a enciclopédia que era o meu sonho de consumo na infância, mad infelizmente nunca pude ter.
    Eu a conheci na casa da minha madrinha mas não tive muitas oportunidades para aproveitar todo aquele conhecimento, pois ela tinha muito ciúme dos livros. Sempre que podia, dava uma olhadinha escondido e ficava fascinado com tudo o que via ali: história, Ciências, Astronomia, Mitologia… eu pirava, mas sempre chegava alguém pra estragar a festa rsrs
    Estou pensando em comprar uma Conhecer pela internet ou quem sabe em algum sebo pra matar saudade daqueles tempos.
    Um abraço e obrigado pela boa lembrança.

    Curtir

Deixe um comentário

